Tradição reavivada

dezembro 15, 2022

NEW MAG vai eleger os Dez Mais nos quesitos Elegância e Beleza, resgatando uma tradição na qual Carmen Mayrink Veiga (foto) tornou-se referência

Os norte-americano são, por natureza, pragmáticos. É comum elaborarem listas com tarefas a executar e metas a alcançar. No jornalismo, tornou-se comum, a cada fim de ano, a publicação de listas com nomes que se destacaram nas mais variadas áreas. No quesito elegância, a mais  célebre era a lista elaborada pela publicitária de moda Eleanor Lambert (1903-2003), perpetuada posteriormente pela Vanity Fair.

No Brasil, grandes nomes do jornalismo listarem suas preferências nos quesitos elegância e beleza. O escritor e humorista Sergio Porto (1923-1968), o Stanislaw Ponte Preta, celebrizou-se pelas Certinhas do Lalau, lista que revelou e consagrou verdadeiras beldades femininas de então. Já o jornalista Maneco Müller (1923-2005) que, por anos, trabalhou como colunista sob o pseudônimo de Jacinto de Thormes (nome extraído de um romance de Eça de Queiroz) foi o primeiro a publicar por aqui uma lista com as mais elegantes. A ideia foi levada adiante por outro colunista de responsa, Ibrahim Sued (1924-1995), que fez questão de publicar também uma lista com dez nomes masculinos entre os mais elegantes, algo inédito até então por aqui.

A jornalista Hildegard Angel repaginou a ideia elencando as dez mulheres mais bem vestidas. Sua lista foi publicada nas colunas assinadas por ela nos diferentes veículos onde trabalhou, de O Globo ao portal R7, passando pelo Jornal do Brasil. Falando no JB, a Domingo, célebre revista da publicação, resgatou esse tipo de lista como inovou ao publicar juntamente os dez mais deselegantes, o que  suscitou, muitas vezes, cartas indignadas à redação.

Todo este preâmbulo é para informar que, neste fim de ano, NEW MAG resgata essa que é uma tradição no jornalismo social. Serão duas as categorias: os dez mais elegantes e os dez mais belos, divididos em quatro grupos: as dez mulheres e os dez homens mais elegantes; as dez mulheres e os dez homens mais belos. Serão quatro listas, portanto.

Beleza e elegância  são conceitos pessoais e que foram (ainda bem) ampliados num mundo que pretende ser cada vez mais inclusivo. A partir disso, NEW MAG formou um júri que vai apresentar suas escolhas. Cada categoria é formada por quatro jurados, e a participação dos leitores é muito bem-vinda. As sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail redação@newmag.com.br

CONHEÇA OS JURADOS:

Dos Mais Elegantes

Lenny Niemeyer: a estilista deu à moda-praia um status até então não alcançado por ela, ganhando ainda mais projeção no exterior. Tudo isso aliando, há 30 anos, dois fatores: bom gosto e praticidade.

Carlos Alberto Serpa: presidente da Fundação Cesgranrio e da Academia Brasileira de Cultura (ABC).  Primam pela elegância e bom gosto os jantares promovidos pelo por ele  e sua mulher, Beth, na residência do casal, no Rio de Janeiro.

Liège Monteiro: a mais importante Relações Públicas em atividade no país, sendo responsável pelas listas de convidados de grandes eventos do cinema, da moda, sociais e estreias de espetáculos e shows.

Christovam de Chevalier: jornalista com quase 20 anos de profissão, é editor do NEW MAG com passagens por veículos de imprensa como Jornal do Brasil, Jornal do Commercio e O Globo. Colaborou também para publicações como Joyce Pascowitch e GQ.

 

 

Júri dos Mais Belos:

Fernando Torquatto: no quesito beleza, ninguém melhor do que ele para opinar. Fotógrafo de olhar sensível, é também um maquiador dos mais criativos cujos resultados são sempre surpreendentes.

Katleen da Cruz Conceição: ela traz uma característica que a faz uma sumidade no seu métier: é especialista em pele negra. Tal cátedra faz com que oriente e cuide de grandes talentos das nossas artes como Taís Araújo, Lázaro Ramos, Preta Gil, Juliana Alves e Thiaguinho

Luiz Fernando Coutinho: Relações Públicas e jornalista com passagens por redações da Bloch e pelo jornal O Dia, é sócio de Liège Monteiro e está à frente de um dos mais atuantes escritórios de assessoria de imprensa do país.

Anselmo Zolla: diretor artístico da Studio3 Cia de Dança, o coreógrafo é também um esteta e suas criações artísticas comprovam que a beleza é uma marca possível de ser alcançada quando se tem perseverança e dedicação.

MAIS LIDAS

Posts recentes

É cor de rosa choque

Conquistas femininas são debatidas por autoridades do gênero em encontro no Rio de Janeiro

Tradição X modernidade

Ator que marcou Hollywood, David Duchovny tem publicado no Brasil livro no qual trata de novas constituições familiares