O exame de prevenção ao câncer de próstata é ainda um tabu no Brasil. Por aqui, o machismo e o preconceito deixam no obscurantismo um tema que deveria ser mais discutido. O ator Norival Rizzo decidiu derrubar um pouco desse estigma. E com bom humor. Ele estrela a comédia “O Homem e sua próstata”, que entra em cartaz neste fim de semana, no Teatro Morumbi Shopping, em São Paulo, antecipando-se, assim, ao Novembro Azul.
Escrito originalmente pelo premiado roteirista norte-americano Ed Weinberger, o espetáculo tem direção de Fernando Cardoso e tradução de Augusto César Ofaié.
– Lidamos com um tema que precisa ser tratado com seriedade, mas estamos partindo para o humor. Acho que o humor atinge as pessoas mais diretamente, porque, se usássemos um tom muito sério e trágico, algumas pessoas talvez se afastassem e nem quisessem ouvir sobre o assunto. Conheço muita gente que não pode nem ouvir falar a palavra câncer. Queremos que os homens tenham mais acesso à informação sobre a doença e possam cuidar da sua saúde – afirma Norival.
A comédia tem o aval da Sociedade Brasileira de Urologia para alertar sobre a importância do exame do toque retal, sobretudo, para homens acima dos 50 anos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e, só em 2018, foram diagnosticados mais de 68 mil novos casos.
Crédito da foto: Reprodução (VGI Agentes)