Os admiradores dos Paralamas do Sucesso e do rock nacional têm um bom motivo para comemorar. Eles vão poder revisitar toda a trajetória da banda num livro escrito por ninguém mais, ninguém menos do que João Barone, baterista e um dos fundadores do grupo. “1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso” será lançado primeiramente no Rio de Janeiro, na próxima terça (20), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul da cidade.
— Poucas pessoas têm o privilégio de passar 40 anos exercendo uma mesma atividade. No meu caso, tocar bateria nos Paralamas me proporcionou conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão, como diz o verso de Melô do marinheiro. Sou a prova de que os sonhos podem se tornar realidade — diz Barone.
Histórias curiosas como a do próprio Barone — que entrou na banda de supetão, após Vital, primeiro baterista do grupo, faltar à primeira apresentação da banda, em outubro de 1981 — são narradas pelo músico. Isso sem falar nas turnês pelo Brasil — e na América Latina e na Europa — e no apoteótico show no Rock in Rio de 1985, que mudou o patamar dos Paralamas.
— Minha motivação foi preservar as lembranças dos muitos episódios da nossa jornada até aqui, repleta de alegrias, aflições, amores, tristezas, ansiedades, comédias e tragédias. E de um ponto de vista único e muito especial: sentado atrás de uma bateria — conta o músico.
O livro tem prefácio de José Emilio Rondeau e orelha de Elisabete Pacheco, ambos jornalistas. A publicação traz ainda mais de 80 imagens do acervo pessoal de Barone — quase todas inéditas —, que incluem manuscritos de letras, credenciais de shows históricos e cartazes do início da carreira.
Créditos das imagens: Maurício Valadares (alto) e Marcio Farias