Um dos clubes dos mais queridos do Brasil, o Flamengo vai inaugurar seu próprio museu. As obras do espaço tão sonhado pela torcida estão em reta final e a abertura está prevista para o fim de julho. A construção está sendo feita em uma área de 1,2 mil m² na sede do time na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Antes da inauguração, o público poderá escolher por voto popular os onze ídolos do clube que vão ser eternizados no Hall do Manto, área do Museu Flamengo reservadas para as camisas dos jogadores que fizeram história.
A votação já está aberta e seguirá até o dia 16 de julho no site Globo Esporte. Entre as 50 opções estão craques como Zico, Junior, Leônidas da Silva (1913-2004), Zagallo, Romário, Gabigol e Pedro. A partir de 2025, com o aniversário de 130 anos do clube, a cada ano será adicionada mais uma camisa de peso às onze escolhidas.
O Museu Flamengo vai trazer não só a história do futebol mas também de outros esportes em que o clube se destaca, como o remo, basquete e ginástica. O espaço terá 14 áreas temáticas e vai contar com atrações interativas e até mesmo recursos de inteligência artificial.
O projeto é uma parceria do Clube de Regatas do Flamengo com a empresa MUDE, que já implementou museus de clubes como River Plate, Juventus, Benfica e o Museu da Conmebol.
Créditos das imagens: Mude Brasil