Orlando Caldeira está em Paris, e a notícia aguçaria Anthony Verão, seu personagem na novela “Vai na fé”, da TV Globo. O que estará aprontando por lá?, perguntaria o jornalista fofoqueiro. O ator não está a passeio, mas a trabalho. Ele dirige a atriz Maria de Oliveira Aggio num solo que aborda a forma como o europeu lida com o negro, que, muitas vezes, resvala em agressões como as sofridas pelo jogador Vini Jr.
“Macacada” levará à cena pensamentos do filósofo quilombola Antônio Bispo Dos Santos, o Nego Bispo, e da socióloga Silvia Rivera Cusicanqui,entre outros nomes, e vai unir linguagens que vão do circo ao audiovisual., como conta Caldeira ao NEW MAG:
– Já estive em turnês na Europa, me apresentando como ator, e retornar 15 anos depois, como diretor, me faz perceber a diferença que os artistas daqui tem quanto ao acesso às infraestruturas durante seus processos criativos.
Passada a dedicação à novela, o teatro parece querer matar as saudades do artista. Na volta, ele começa a ensaiar uma peça, desta vez como ator, na qual será dirigido pelo cineasta Rodrigo França.
– Vou ser dirigido por uma pessoa que admiro muito em uma peça sobre os heróis pretos e gays da nossa História – entrega ele.