Alguém com uma trajetória tão importante para a cultura brasileira merece todas as reverências. Ney Matogrosso que o diga. O cantor será o grande homenageado do Festival do Cinema de Vitória. Ele vai receber o Troféu Vitória e o Caderno do Homenageado, publicação inédita que vai abordar detalhes da sua vida e trajetória na música. O evento chega à sua 32ª edição e acontecerá entre 19 e 24 de julho.
Ícone da música, o homenageado já mais do que provou ser artista multifacetado. Desde sua estreia nas telonas em “Sonho de valsa”, em 1987, ele soma quase duas dezenas de filmes, transitando entre o experimental e o autoral, sempre com papéis marcantes.
Um deles foi no longa-metragem “Luz nas trevas — A volta do bandido da luz vermelha”, de 2010, dirigido por Helena Ignez, em que Ney interpreta o personagem-título. Ele, inclusive, voltou a encontrar a diretora no filme “A alegria é a prova dos nove”, em 2023.
No teatro, o artista já esteve à frente da direção de peças e musicais como “Estrela de cinco pontas”, “Somos irmãs” e “Dentro da noite”, além de ter assinado a direção e iluminação de shows históricos como “Rádio Pirata”, da banda RPM, “Ideologia”, de Cazuza (1958-1990), “Sou eu” e “Fica comigo esta noite”, ambos da cantora Simone.
Crédito da imagem: Lucas Landau