Tom Jobim (1927-1994) está em Nova York, às voltas com as negociações pelos direitos das versões de suas canções, quando recebe do parceiro Vinicius de Moraes (1913-1980) carta com a boa nova: “‘O morro não tem vez’ foi gravada por Jair Rodrigues”. A cena é a deixa para Jair surgir no palco, e essa aparição é um dos pontos altos de ‘Tom Jobim musical”, que tem lotado o Casa Grande na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O cantor, morto em 2014, é interpretado por Lucas da Purificação. O ator não somente manda bem cantando como reproduz os trejeitos do artista e seu jeito único de dançar, uma marca de Jair. Tanta intimidade tem explicação: Lucas já havia interpretado o artista no infantil “Pimentinha – Elis Regina para crianças” e o álbum “Dois na bossa”, gravado com Elis e o Jongo Trio, é um dos seus preferidos quando o assunto é música.
– Entrei no musical através de audições. Os testes foram divididos em três fases: dança, interpretação e música, e a equipe estava à procura de alguns perfis, dentre os quais o de Jair Rodrigues – conta o ator, destacando que algumas características colaboraram para a escolha: – Acredito que a energia, a alegria contagiante e o sorriso tenham sido um diferencial para que eu fosse selecionado para o papel.
Tudo muito bom, tudo muito bem, o ator por pouco não seguiu brilhando sob outros holofotes: os das quadras de futsal. Isso mesmo. Ele chegou a jogar na categoria Sub-19 pelo Fluminense e pelo Vasco da Gama, este seu time do coração.
Mas a arte falou mais alto, e essa relação foi fomentada em casa, onde foi apresentado ao melhor da MPB pelos avós, e no colégio, quando foi instigado a transitar por diferentes formas de expressão:
– A arte sempre esteve presente na minha vida por conta do colégio. Uma das disciplinas era Teatro e, em paralelo, sempre gostei de dançar e de tocar instrumentos. Então, uma coisa foi levando à outra.
E o mesmo se dá na vida artística do ator, que pode ser visto na quarta temporada de “Impuros”, série da Disney+. Na trama, ele vive Gabriel, um dos irmãos do personagem de Raphael Logam. Seu personagem voltará na sexta temporada da produção, prevista para 2025.
– O que posso adiantar é que, na nova fase da estória, Gabriel e Pedro são empresários. A barraca de doces cresceu, e eles agora possuem uma distribuidora de açaí pelo Brasil. Porém, nem tudo são flores e teremos surpresas – entrega ele sem fazer spoiller.
A prosperidade não estará, pelo jeito, restrita à ficção. Que venha o futuro!
Crédito da imagem: Andrea Rocha