Vocação aclamada

julho 19, 2024

ABL consagra a poesia de Adélia Prado em noite de medalhas e de celebração pelos seus 127 anos

Um dia histórico para a literatura. A poeta Adélia Prado recebeu um afago e tanto na noite da última quinta-feira (18). A escritora mineira ganhou pelo conjunto da obra o prêmio Prêmio Machado de Assis, o mais importante no Brasil, oferecido pela Academia Brasileira de Letras. A  ocasião também marcou o aniversário de 127 anos da  instituição.

— Adélia Prado é a maior poeta brasileira. Resolvemos homenageá-la porque estávamos devendo isso a ela e à poesia brasileira — afirmou Merval Pereira, presidente da instituição.

A principal homenageada da noite não pôde comparecer e gravou, como antecipado por NEW MAG,   vídeo no qual leu alguns de seus poemas. A escritora foi representada pela  filha, Ana Prado, que  emocionou-se ao ler um texto da mãe.

Tony Ramos foi outro tomado pela emoção. O ator fez um recital com 13 textos da poeta. O artista, que confessou estar nervoso, saiu-se muitíssimo bem na tarefa.

— Estou lisonjeado. Homenagear essa grande poeta e mulher, estar vivendo isso aqui é muito bonito — arrematou ele.

Na ocasião, foram entregues também a Medalha Machado de Assis e a Medalha João Ribeiro, recebidas, respectivamente, por Gilberto Araújo e pelo jornalista Thomas Souto Corrêa.

Crédito das imagens: Dani Paiva

Leandro Karnal, Tony Ramos, Merval Pereira, Ana Prado e Rosiska Darcy
Heloísa Teixeira faz a saudação à Adélia Prado em noite de celebração à poesia
Heloisa Seixas, Glória Kalil, Ruy Castro e Ana Maria Machado
Tony Ramos e Lidiane Barbosa na ABL em homenagem à poeta Adélia Prado

 

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Festão com xenhenhém

Preta Gil prestigia Alcione em aniversário que reuniu grandes personalidades no Rio de Janeiro