Não teve para ninguém. O filme “A sociedade da neve” abocanhou seis das sete categorias as quais disputava e foi o grande vencedor dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano, a maior premiação do audiovisual espanhol e latino-americano do planeta. A cerimônia de entrega aconteceu na noite do último sábado (20) no Teatro Gran Tlachco do Parque XCaret, na Riviera Maya, México.
Premiado como o Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, o longa-metragem espanhol “A sociedade da neve” rendeu o troféu de Melhor Diretor para Juan Antonio Bayona e Melhor Performance Masculina para o ator Enzo Vogrincic.
— Venho do Uruguai, que é um país pequeno, com poucas oportunidades e de um bairro que tem menos ainda. Quando alguém lhe dá a oportunidade de fazer algo, isso faz uma grande diferença — declara Enzo em seu discurso de agradecimento.
O filme, que conta a terrível história de sobrevivência do time uruguaio de rúgbi, após o acidente aéreo na Cordilheira dos Andes, em 1972, ainda venceu nas categorias técnicas de Melhor Direção de Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Som. Este ano, a produção espanhola chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
O Brasil também marcou presença na cerimônia. O ator Gabriel Leone entregou os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator de Minissérie e a atriz Alice Braga entregou o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, o principal da noite.
Crédito das imagens: divulgação (alto) e Marcus Veras