Sua bênção, Senhora!

fevereiro 19, 2022

A história de N. Sra. do Ó será contada em livro por filósofa francesa com auxilio de brasileiros na pesquisa

Nossa Senhora do Ó terá sua história contada em livro pela filóloga e filósofa francesa Barbara Cassin, da Academia Francesa de Filosofia, fundada em 1635. Por se tratar de uma santa muito venerada no Brasil, a autora será auxiliada na pesquisa por profissionais brasileiros.

Um dos nomes contatados por ela é o do professor Fernando Santoro, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifics), da UFRJ. Uma das tarefas pedidas a ele é a de traduzir para o francês o “Sermão de N. Sra. do Ó”, do padre António Vieira (1608-1697).  Barbara deve vir ao Brasil este ano, inclusive.

No Brasil, Nossa Senhora do Ó, também conhecida como Nossa Senhora da Expectação, é celebrada em muitas regiões. A primeira imagem trazida aportou em Pernambuco, então uma capitania. Ela é celebrada em cidades como Sabará (MG), onde dá nome a uma capela, e, em Mosqueiro, ilha distrital de Belém (PA), é realizado um Círio em seu louvor.

A devoção a essa santa está ligada à corrente mariana e teve início na cidade de Toledo, Espanha, por ocasião do X Concílio, quando estabeleceu-se que a festa da Anunciação seria celebrada no dia 18 de dezembro. A expressão “do Ó” vem, na verdade da exclamação “Oh!”, que abrem as Antífonas Maiores, cantadas em louvor à Virgem Maria e ao aviso da Anunciação, e acabou modificada em terras brasileiras.

 

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção