O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão. Com a proposta de debater o racismo estrutural, a II Expo Internacional da Consciência Negra apresenta uma série de eventos culturais e atrações musicais, envolvendo nomes como o cantor e compositor Péricles, o grupo Fundo de Quintal e a cantora e compositora Luciana Mello. O evento acontece de 18 a 20 de Novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com entrada gratuita.
– Vai ter muita coisa boa e eu também estarei lá e conto com a presença de toda a comunidade – convida Péricles.
O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, com as demais secretarias municipais da cidade. A abertura do evento, que acontece no dia 17, é destinada a autoridades e convidados e conta com o show da cantora e atriz Zezé Motta. A programação musical também traz a presença do rapper Rincon Sapiência, da cantora e compositora baiana Luedji Luna e do grupo Ao Cubo, entre outros.
– Temos um país com 55% da população de negros e de pardos, pessoas que não têm a mesma oportunidade que os brancos e, enquanto isso não for resolvido, não vamos virar uma verdadeira nação. No evento, falaremos dos movimentos e das lideranças que foram esquecidas ou apagadas ao longo da história – afirma Marta Suplicy, secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo.
Além de exposições e dos shows, o evento conta com estandes comerciais e institucionais, praça de alimentação e espaço infantil, com contação de estórias africanas, apresentação circense e outras atividades para a garotada. Devido ao feriado da Consciência Negra, haverá transporte gratuito para o evento saindo das estações Barra Funda e Tietê do metrô da cidade.
Crédito da foto: Rodolfo Magalhães