Quando tinha 31 anos, a britânica Lauren Mahon recebeu uma notícia que a fez sair do prumo: o diagnóstico do câncer de mama. Ela decidiu, então, fazer do limão uma limonada. Uma das iniciativas foi criar o site GIRLvsCANCER, em que compartilha suas experiências. Agora, a ativista lança, em parceria com a varejista PrettyLittleThing, uma linha de sutiãs às mulheres que fizeram mastectomia.
Estima-se que 15 mil das 55 mil mulheres diagnosticadas com a doença no Reino Unido sejam submetidas a realizar a mastectomia para reduzir o risco da doença. A grande questão é que os sutiãs pós-cirúrgicos são, na maioria das vezes, caros. Sem falar que nunca despertaram a atenção dos designers de moda. Foi aí que a ideia de Lauren surgiu.
– Muitas das meninas com quem trabalhei estão agora em recuperação, no estágio quatro, ou já passaram da fase cirúrgica. Mas todas elas disseram: “Só porque tive câncer de mama não significa que queira usar esses sutiãs feios e caros”– explica Lauren Mahon, que está na lista das cem mulheres mais influentes do mundo, segundo a BBC Woman 2019.
Na época do diagnóstico, Lauren começou a pesquisar sobre pessoas com a doença, mas só encontrava referências às mulheres com mais de 50 anos. Como uma maneira de também falar com o público mais jovem, criou o site e busca, por meio da lingerie, ajudar a resgatar a autoestima dessas mulheres.
– Não estou tentando sexualizar o câncer de mama. Esta coleção é chamada “Awaken” porque estamos tentando despertar este senso de proeza sexual na comunidade do câncer. Estas mulheres se sentem desumanizadas e dessexualizadas após o diagnóstico, e elas são muito jovens – arremata a ativista.
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