O ex-presidente da república dos Estados Unidos Barack Obama gosta de mostrar aos seus fãs e seguidores que anda antenado na cena cultural, pelo menos na norte-americana. O marido de Michelle costuma fazer uma seleção de livros, filmes e canções que mais gostou a cada ano. E ele já fechou a sua lista de 2024.
Entre os dez filmes que o democrata recomendou, estão títulos como “Conclave”, o blockbuster “Duna: Parte 2”, “Um Completo Desconhecido”, este sobre os primeiros anos de carreira de Bob Dylan, e “Piano de família”. Curiosamente, alguns brasileiros foram na publicação do ex-presidente nas redes sociais para recomendá-lo o filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, que não figura na lista. O longa tem conquistado prêmios e indicações ao redor do mundo e chegou a ser cogitado pelo jornal The New York Times para o prêmio principal do Oscar.
Já entre os livros selecionados por Obama, há publicações como “Intermezzo”, romance de Sally Rooney, mas também títulos teóricos, como “A geração ansiosa”, de Jonathan Haidt. Outra pesquisadora lida por ele foi Arlie Russell Hochschild, com o livro “Orgulho roubado”, onde ela investiga o crescimento das correntes políticas de direita nos últimos anos. “Growth”, do economista Daniel Susskind também aparece na sua lista.
Para as canções, Obama não seleciona apenas dez, como nas outras categorias, mas 25 faixas lançadas neste ano. Entre elas, há hits como “Lunch”, de Billie Eilish; “Texas Hold ‘Em”, de Beyoncé; “Squabble Up”, de Kendrick Lamar; “Active”, de Asake e Travis Scott, entre outras.
Para as músicas, Obama também pediu indicações aos seus seguidores.
“Dê uma olhada se você estiver procurando agitar sua playlist, e me avise se há alguma música ou algum artista que eu deveria ouvir”, postou o democrata.
Crédito da imagem: Ryan Luger