Selando a amizade

setembro 17, 2024

Orquestra Forte de Copacabana faz turnê na China em comemoração aos 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China

A música brasileira foi o elo escolhido para celebrar os 50 anos de amizade diplomática entre Brasil e China. A responsabilidade ficou para a Orquestra Forte de Copacabana, que está realizando uma turnê no país asiático. Até o dia 20 de setembro, o grupo formado por jovens de 13 a 21 anos, em sua maioria de áreas periféricas do Rio de Janeiro, continuará circulando por locais como a Beijing University, onde será o próximo concerto. 

A orquestra já foi vista, inclusive, pelo vice-presidente chinês, Han Zheng, e por diplomatas brasileiros, na abertura do evento de celebração da amizade diplomática quinquagenária, entre Brasil e China, que aconteceu no último dia 13. Os festejos estão sendo organizados pela Associação de Amizade do Povo Chinês com os Países Estrangeiros e as Embaixadas do Brasil na China, no Diaoyutai State Guest House. 

A viagem faz parte de uma série de atividades culturais, além dos concertos, aconteceu o “Festival 50 Anos Brasil e China”, realizado em agosto, no Forte de Copacabana, promovendo o intercâmbio entre as duas culturas. É uma grande oportunidade para estes 26 jovens que, em sua maioria, viajam para fora do país pela primeira vez, e ainda por cima, apresentando a música brasileira.

— Para nós é uma honra promover esse intercâmbio e divulgar a cultura brasileira na China, assim como estamos levando a nossa cultura para lá. Essa visibilidade não apenas destacará o impacto do nosso projeto, como também reforçará o papel da CNOOC no Brasil como parceira fundamental na promoção de iniciativas culturais que fortalecem os laços entre os dois países — explica Márcia Melchior, diretora artística da Orquestra e presidente da RioMont.

E as comemorações continuam! Na volta, a Orquestra realizará um concerto gratuito, em celebração aos 110 anos do Forte de Copacabana, no dia 28 de setembro.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país