‘Se Ana Paula gosta, vai e faz’

dezembro 2, 2022

Ana Paula Arósio volta ao estúdio e posa para Jairo Goldflus, cujo livro traz mulheres sem maquiagem ou retoques

“Parte da minha jornada fotografando esteve ligada à beleza, e à construção de imagens belas. Em determinado momento, me cansei desta fotografia como linguagem”. E ninguém melhor do que Jairo Goldflus, fotógrafo singular, para falar sobre seu ofício.  Não à toa, “Singular” é o título do seu novo livro, no qual retrata 130 mulheres, entre famosas e anônimas, sem um pingo de maquiagens ou retoques. Um dos belos rostos vistos de cara limpa é o da ex-modelo e atriz Ana Paula Arósio, para quem o tempo só fez bem.

– A Ana Paula é a minha amiga. Eu estava fazendo o projeto e sabia que ela estava no Brasil cuidando de coisas pessoais dela. Liguei e disse que era legal que ela participasse. Numa tarde, conversamos, ela fez a foto e voltou tranquilamente para a Inglaterra. Ana Paula é muito objetiva, se  gosta da história, vai lá e faz. Não há grandes produções, o trabalho envolve duas pessoas: o fotógrafo e o fotografado, sempre. É tudo muito pessoal e são todas minhas amigas – observa o profissional.

Sim, Jairo tem o privilégio de ter como amigas algumas das mulheres mais belas do país. São beldades como Fernanda Lima, Carol Castro e Maria Fernanda Cândido. A ideia para o livro surgiu, contudo, de um nome desconhecido pelo grande público, mas muito querido pelo fotógrafo: a filha Manuela, de 16 anos:

– Quando comecei a observá-la, reparei que, praticamente, ela não saia do quarto sem estar maquiada. Além dela, comecei a observar suas amigas  e comecei esse estudo. As meninas estão sendo educadas a criarem avatares delas mesmas e, de certa forma, a internet e os filtros criam esses avatares fazendo com que elas achem que a imagem da internet é mais importante do que aquilo que elas são de verdade.

Tal comportamento não está somente associado à juventude. As mulheres maduras também se apegam aos mesmos truques, como percebeu o fotógrafo:

– Das meninas mais jovens, fui às mais velhas que, além da maquiagem, fazem intervenções com excessos de botox, preenchimentos e se tornam padronizadas. Daí, pensei em tentar fazer algo bacana para manifestar, de alguma maneira, que o belo ainda é belo e não é preciso tantos truques.

Nesses tempos de tantos filtros e artifícios para retoques, a mulher só se observa de cara lavada no aconchego do lar e não num estúdio fotográfico.  Por isso, a surpresa foi uma reação recorrente na maioria das fotografadas.

– Ao fazer o convite, a reação era de estranheza. Já no estúdio, elas se sentem à vontade e nem percebiam que já estavam sendo fotografadas. Quando elas se olham no monitor, se surpreendem e dizem coisas como: “Nossa, já faz muito tempo que não me vejo assim”. Acho gratificante esse reencontro que tenho com a imagem da pessoa que ela realmente é – celebra Goldflus.

Crédito da foto: Jairo Goldflus e reprodução

O fotógrafo Jairo Goldflus: “Acho gratificante esse reencontro com a imagem da pessoa”
Ana Paula Arósio está entre as 130 mulheres fotografadas no livro

MAIS LIDAS

Posts recentes

Retrato do gênio

Documentário sobre Dorival Caymmi chega enfim aos cinemas após ser aclamado em dez festivais

É cor de rosa choque

Conquistas femininas são debatidas por autoridades do gênero em encontro no Rio de Janeiro