Dois brasileiros fizeram bonito na cerimônia dos Prêmios Platino, realizada na noite do último domingo (1º de maio) no Palácio Municipal de Congressos de Madri, capital espanhola. Germano de Oliveira venceu na categoria de Melhor Edição pelo longa “7 prisioneiros”, do diretor Alexandre Moratto. Já Luiz Bolognesi levou o prêmio de Melhor Documentário Ibero-americano por “A última floresta” e foi representado por Caio Gullane, produtor do filme.
O grande vencedor da noite foi “O bom patrão”, produção espanhola dirigida por Fernando León de Aranoa. O longa abocanhou simplesmente quatro troféus: Melhor filme de Ficção; Direção, Roteiro e Melhor Ator, para Javier Bardem. A série argentina “Vosso reino” deixou o palácio com três estatuetas: Melhor Criador de Séries (Marcelo Piñeyro e Claudia Piñeiro), Melhor Ator Coadjuvante (Joaquin Furriel) e Melhor Minissérie.
“Karnawal”, coprodução brasileira com outros cinco países, deixou a cerimônia com os prêmios de Melhor Filme de Estreia (Juan Pablo Felix) e Melhor Ator Coadjuvante, para Alfredo Castro.
O prêmios Platino aconteceu na sua 9ª edição e é considerado o mais importante às produções de audiovisual das Américas e da Península Ibérica.