Saberes compartilhados

abril 21, 2025

Premiado em Berlim, o diretor Gabriel Mascaro vai participar de festival de curtas-metragens no Rio de Janeiro

Ele foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim de 2025, e agora vai estar frente a frente com o público brasileiro em um importante evento do cinema. O diretor Gabriel Mascaro será uma das principais atrações do Festival Curta Cinema, que estreia nesta quarta-feira (23) no cinema Estação Net Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Cineasta e artista visual do filme “O último azul”, Gabriel vai ser o responsável pela Masterclass do evento, que ainda contará com a oficina de documentário ministrada pelo diretor Victor Lopes, de “Serra pelada”. Durante o festival, que vai até o dia 30 deste mês, também haverá o Laboratório de Projetos de Curta-Metragem.

E o evento, é claro, vai contar com a exibição de muitos filmes, que inclusive podem ser selecionados para a disputa de uma vaga no Oscar de Melhor Curta-Metragem de 2026. Alguns deles são a “A última tentativa de um cineasta antes de se tornar um batedor de carteiras”, de Gabriel Troncoso Neves, “Zizi, ou oração da jaca fabulosa”, de Felipe M. Bragança, “Tempos da Maré”, de Cavi Borges, “Gazela”, de Evandro Manchini e “Júpiter”, de Carlos Segundo

Em paralelo, o Festival Curta Cinema vai contar com a sua primeira Batalha de Slam, como forma de valorização da arte e do conhecimento da periferia urbana carioca. A celebração da poesia falada vai contar com a participação de pessoas negras, trans e não binárias e terá a participação da artista plástica Dandara Odara.

Crédito da imagem: Rodrigo Fonseca

Posts recentes

Muito a celebrar

O bailarino Marcelo Misailidis festeja conquistas no Carnaval e o sucesso da filha, Fernanda, em musical

Jejum quebrado

Marcelo Lehninger volta ao Brasil para reger a OSB na abertura dos festejos pelos 85 anos da orquestra