O diretor e roteirista David Lynch (1946 – 2024) certamente marcou a história do cinema. Suas tramas sombrias que nem sempre seguiam caminhos convencionais lhe deram um lugar de lenda em Hollywood. Desde sua morte, na última quarta-feira (15), o mundo das artes segue de luto. No Brasil, onde o norte-americano também tem muitos fãs, não é diferente.
Em homenagem ao cineasta, a TV Cultura vai reexibir o Roda Viva em que Lynch foi o entrevistado na noite deste sábado (18), às 23h45. O programa foi originalmente veiculado em agosto de 2008. Na ocasião, o diretor veio ao Brasil para divulgar a sua experiência com a meditação transcendental e como ela influenciava em seu processo criativo. Ele, aliás, circulava entre outras artes e chegou a trabalhar como pintor na juventude, ofício que quase seguiu.
O programa teve como entrevistadores os jornalistas Ricardo Calil, José Geraldo Couto e Ubiratan Brasil, e o crítico de cinema Leon Cakoff. Além de perguntas enviadas pelos telespectadores.
Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão a série de TV “Twin Peaks” e os filmes “O Homem-Elefante”, de 1980, “Veludo azul”, de 1986, e “Cidade dos sonhos”, de 2001. Este último lhe rendeu o prêmio de Melhor Diretor no festival de Cannes. A causa da morte não foi divulgada, mas o cineasta havia revelado que sofria de enfisema pulmonar, o que o fez parar de dirigir presencialmente.
Crédito da imagem: Reprodução (TV Cultura)