Riquezas nordestinas

outubro 10, 2022

A literatura do Nordeste inspira ciclo de palestras na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro

O Nordeste está mais do que nunca nas bocas e no centro das discussões – muitas delas acaloradas – em razão do resultado do primeiro turno das eleições. E aquela região, de suma importância para o país, terá suas riquezas literárias discutidas numa série de três encontros na  Academia Brasileira de Letras (ABL).

O ciclo “Vozes do Nordeste” é coordenado pelo imortal Godofredo de Oliveira Neto e será aberto, nesta quinta-feira (13), pelo acadêmico Antonio Torres, baiano de Sátiro Dias, que falará sobre “Um cão uivando para a lua”, que marcou sua estreia literária em 1972.

Na próxima quinta-feira (20), Graciliano Ramos (1892-1953)é o tema do escritor Thiago Salla, que apresenta a palestra “O antimoderno Graciliano Ramos e o modernismo de 1922 visto a contrapelo”. O ciclo será encerrado pelo jornalista Tom Farias, que, no dia 27, apresenta a palestra  “Firmina e Solano: duas vozes negras expoentes do Nordeste”.

Os encontros acontecem de forma presencial, na Sala José de Alencar, às 17h30, com transmissão ao vivo pelo portal da casa e pelo YouTube.

A série já estava prevista desde junho e vem bem a calhar. Afinal, o Brasil deve muito de sua identidade à cultura nordestina e esta vai muito além da literatura.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo