Henri Pagnoncelli, talento das nossas artes dramáticas, está em Portugal para uma honrosa missão. O ator apresenta em Lisboa a adaptação teatral de “Caim”, último romance de José Saramago (1922-2010), único autor de Língua Portuguesa laureado com o Nobel de Literatura. A apresentação, no formato de leitura dramatizada, será nesta quinta-feira (04), às 20h, na Casa dos Bicos com entrada franca e a chancela da fundação que leva o nome do escritor.
A montagem – a primeira criada a partir do livro homônimo – chega a Portugal, terra natal do escritor, nascido em Azinhaga, dois anos após estrear no Brasil, onde, sob a direção de Jacyan Castilho, Henri celebrou seus 50 anos de carreira. A adaptação coube à dramaturga e roteirista Teresa Frota, mulher de Henri, em cujas mãos o livro caiu em 2012. Finda a leitura, ela intuiu que a trama tinha fôlego para ganhar o palco, onde chegou dez anos após a ideia assaltá-la.
– Por ora faremos a apresentação da leitura na quinta agora, mas estamos vendo as possibilidades de uma temporada por aqui – conta o ator, que volta ao Brasil para novas apresentações da montagem.