A questão agrária — tema que permeia discussões no Brasil há décadas — ganha novo round. E desta vez no cinema. O tema inspira o documentário “Terra revolta: João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária”. O filme, de Bárbara Goulart e Caio Bortolotti, teve sessão especial na noite da última quinta-feira (04) no Estação Net Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O longa foi idealizado pelo advogado Henrique João Pinheiro, filho de João Pinheiro Neto (1928-2006), ex-ministro do Trabalho do governo de João Goulart (1919-1976) e um dos políticos perseguidos pela ditadura militar. Ele chamou sua colega de longa data, a pesquisadora Bárbara Goulart, neta do ex-presidente, para dirigir e roteirizar o documentário, que conta também com Bortolotti.
Além da questão da Reforma Agrária, o filme mostra os momentos de tensão no país antes do golpe de 1964. O trio produziu o longa a partir de arquivos de Pinheiro Neto, memórias de amigos, familiares e colegas. Além disso, eles resgataram uma entrevista dada pelo ex-ministro à cineasta Lúcia Murat.
A exibição contou com a presença de Thereza Goulart, viúva de Jango, da curadora de arte Vanda Klabin e da atriz Lorena Comparato, entre outros.
Crédito das imagens: Cristina Granato