A judoca Beatriz Souza, campeã olímpica e inspiração na vida e no esporte brasileiro, foi devidamente celebrada na 3ª edição do B.O.D.Y. (Body Open Define You), movimento de autoaceitação que promove debates sobre o papel da mulher na sociedade. Tanto o evento, quanto a cerimônia de premiação, que tem a missão de celebrar personalidades engajadas na luta pelos direitos e pela igualdade das mulheres, aconteceram no último sábado, (26/10), no PHD Rooftop, em São Paulo.
— Obrigada pela oportunidade de participar do BODY. Eu sabia que seria homenageada hoje, mas não tão grandiosamente como foi. Achei lindo esse troféu e sem dúvida ela ficará na minha coleção, ao lado dos meus. Obrigada pelas falas e pela experiência. Me emocionei — agradeceu Bia Souza no palco.
Além de ser homenageada, Bia participou como painelista do evento ao lado de grandes nomes, incluindo a atriz Cleo Pires, que trouxe sua experiência e voz poderosa para o debate. Juntamente com Thay OG e a cantora Assucena, elas integraram o painel “Dona de Si: Ditando a Própria Trajetória”, mediado por Ju Ferraz, idealizadora do movimento. Com apoio do Bradesco, o painel – um dos destaques da programação – discutiu as possibilidades de transformação do futuro para as mulheres e a importância de serem protagonistas de suas próprias histórias.
Bia, que é natural de Peruíbe, cidade litorânea no interior de São Paulo, foi escolhida para ser homenageada nesta edição por sua forte representatividade nos Jogos de Paris. Além de conquistar o primeiro ouro olímpico do Brasil no judô, ela se tornou a primeira brasileira estreante a vencer uma prova individual nas Olimpíadas Sua trajetória rompe com padrões corporais no esporte, inspirando muitas meninas que sonham em seguir uma carreira esportiva e que, até então, não se viam representadas em grandes competições como os Jogos Olímpicos. Viva Bia!
Crédito das imagens: Divulgação Index Conectada/Reprodução Instagram