Excelência reconhecida

maio 21, 2024

O Guia Michelin, maior láurea da gastronomia mundial, premia restaurantes brasileiros em cerimônia no Rio de Janeiro

A emoção tomou conta da cerimônia de lançamento da nova edição do Guia Michelin, considerado a maior láurea da gastronomia mundial. O evento, que marca a volta da publicação ao Brasil depois de três anos, aconteceu na noite da última segunda-feira (20) no Belmond Copacabana Palace, Zona Sul do Rio de Janeiro. A cerimônia foi conduzida pela atriz Guilhermina Guinle.

No total, foram 140 restaurantes citados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo 24 deles estrelados. O número de contemplados com duas estrelas dobrou de três para seis restaurantes. São eles Evvai (São Paulo), Lasai (Rio de Janeiro) e Tuju (São Paulo), que se unem ao Oro (Rio de Janeiro), Oteque (Rio de Janeiro) e D.O.M. (São Paulo) no seleto grupo. 

Foram sete novos laureados entre os restaurantes de uma estrela: o carioca Sala San Omakase e os paulistanos Fama Osteria, Kazuo, Kuro, Murakami, Oizumi Sushi e Tangará Jean-Georges. Já a inédita premiação de estrela verde, concedida a restaurantes que se sobressaem pela abordagem sustentável, ficou para Tuju, Corrutela e A Casa do Porco, localizados em São Paulo. Também pela primeira vez, o Guia Michelin laureou o Sommelier do Ano. Maíra Freire, do carioca Lasai, foi a agraciada com o prêmio. 

— Estamos absolutamente encantados em apresentar a nova seleção de restaurantes do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo. Depois de alguns anos de pausa, o Guia está de volta, e nossos inspetores tiveram o imenso prazer de retornar ao Brasil para redescobrir a oferta gastronômica das duas cidades — declarou o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec

Entre os presentes, grandes nomes da gastronomia como Claude Troisgros, Felipe Bronze, Erick Jacquin, Alex Atala e Rafa Costa e Silva. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também marcou presença. 

Crédito das imagens: divulgação e reprodução / Instagram

Felipe Bronze e Claude Troisgros cercam a mascote da marca Michelin
Eduardo Paes e Gwendal Poullennec
Vinicius Maciel, Rafa Costa e Silva e Maíra Freire
Hervé Le Gavrian e Guilhermina Guinle
Katherina Cordás e Ivan Ralston com Gwendal Poullennec
Felipe Bronze e Erick Jacquin

Posts recentes

Excelência reconhecida

O Guia Michelin, maior láurea da gastronomia mundial, premia restaurantes brasileiros em cerimônia no Rio de Janeiro

Sim, será primavera

Simone e Ney Matogrosso voltam a cantar juntos no Prêmio da Música Brasileira quebrando hiato de 30 anos sem se apresentarem em dupla

Olhos nos olhos

Aplicativo de paquera promove evento para formar casais em hostel no Rio de Janeiro