A emoção tomou conta da cerimônia de lançamento da nova edição do Guia Michelin, considerado a maior láurea da gastronomia mundial. O evento, que marca a volta da publicação ao Brasil depois de três anos, aconteceu na noite da última segunda-feira (20) no Belmond Copacabana Palace, Zona Sul do Rio de Janeiro. A cerimônia foi conduzida pela atriz Guilhermina Guinle.
No total, foram 140 restaurantes citados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo 24 deles estrelados. O número de contemplados com duas estrelas dobrou de três para seis restaurantes. São eles Evvai (São Paulo), Lasai (Rio de Janeiro) e Tuju (São Paulo), que se unem ao Oro (Rio de Janeiro), Oteque (Rio de Janeiro) e D.O.M. (São Paulo) no seleto grupo.
Foram sete novos laureados entre os restaurantes de uma estrela: o carioca Sala San Omakase e os paulistanos Fama Osteria, Kazuo, Kuro, Murakami, Oizumi Sushi e Tangará Jean-Georges. Já a inédita premiação de estrela verde, concedida a restaurantes que se sobressaem pela abordagem sustentável, ficou para Tuju, Corrutela e A Casa do Porco, localizados em São Paulo. Também pela primeira vez, o Guia Michelin laureou o Sommelier do Ano. Maíra Freire, do carioca Lasai, foi a agraciada com o prêmio.
— Estamos absolutamente encantados em apresentar a nova seleção de restaurantes do Guia Michelin Rio de Janeiro e São Paulo. Depois de alguns anos de pausa, o Guia está de volta, e nossos inspetores tiveram o imenso prazer de retornar ao Brasil para redescobrir a oferta gastronômica das duas cidades — declarou o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec
Entre os presentes, grandes nomes da gastronomia como Claude Troisgros, Felipe Bronze, Erick Jacquin, Alex Atala e Rafa Costa e Silva. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também marcou presença.
Crédito das imagens: divulgação e reprodução / Instagram