Parece até real, mas foi tudo feito através dela: a inteligência artificial. E foi assim que os Titãs surpreenderam os fãs com o lançamento do videoclipe da música “São Paulo 1”. A produção pode ser conferida através do canal da banda no YouTube.
O convite para clipe partiu do diretor Arnaldo Belotto, especialista em I.A., como explica Sérgio Britto:
— Ele me contatou com a ideia de fazer algum trabalho conosco e me mandou de exemplo dois clipes que ele tinha feito com inteligência artificial. Arnaldo sugeriu “São Paulo 1” e logo compartilhei com Branco e Tony.
Lançada em 2022 no álbum “Olho furta-cor”, a canção fala sobre o caos urbano de uma maneira mais lírica. O grupo então, pensou que a música cairia como uma luva para a produção do videoclipe.
— Também achei interessante e logo comecei a pensar e sugerir algumas ideias — comenta Branco Mello, que completa — Viajei em um visual inspirado em “Metrópolis” e no “M, o Vampiro de Düsseldorf” do Fritz Lang, misturado com cenas de São Paulo antiga, com bondes, estátuas, fontes, multidão caminhando. Isso tudo editado no tempo acelerado da música em preto e branco, com alto contraste, meio punk, uma homenagem a São Paulo e ao poeta Haroldo de Campos.
O vídeo utiliza a estética do expressionismo alemão em preto e branco para transmitir a dureza e potência da cidade de São Paulo, o que agradou Tony Bellotto — que apesar do sobrenome parecido com o do diretor, não guarda nenhum parentesco com ele:
— O que eu mais gostei no clipe, foi justamente essa homenagem a esse grande poeta paulistano. Achei muito legal e oportuna essa ideia da cidade sendo invadida e submersa pelos poemas e pelas páginas escritas por ele.
Crédito das imagens: divulgação
