Ela é um patrimônio vivo e imaterial do Brasil. Lia de Itamaracá vai assumir a Secretaria de Turismo e Cultura da Ilha de Itamaracá (PE), à qual ajudou a tornar mundialmente conhecida através de sua arte. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (20), quando o país celebra o Dia da Consciência Negra, pelo prefeito eleito naquele município, Paulo Galvão (PSDB).
Será a primeira vez que, aos 80 anos e celebrando 50 anos de carreira, a artista assume a titularidade de uma pasta ligada ao Poder Público.
– Meu papel será parecido com o que já faço, que é o de levar o nome de Itamaracá para todo o Brasil e para o mundo, só que agora como secretária. Quero abrir portas para trazer investimentos para a Ilha que eu carrego no meu nome – celebra a compositora, nascida Maria Madalena Corrêa do Nascimento.
Em 2021, a ciranda, gênero que Lia ajudou a difundir, foi reconhecida como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Já a artista foi agraciada, em 2023, com o Troféu Tradições, conferido pela União Brasileira de Compositores (UBC).