Mauricio de Sousa tem dedicado os mais de 60 anos da sua vida profissional a criar as aventuras da Turma da Mônica, que vem atravessando a infância de muitas gerações. O cartunista foi homenageado pela UNESCO na Cátedra UNESCO de Leitura PUC Rio por este legado de histórias responsáveis por incentivar a leitura e a alfabetização de milhões de crianças. O evento aconteceu na última sexta (21), no Teatro São Pedro, em São Paulo.
Muito emocionado, Mauricio relembrou a infância em seu discurso e afirmou que a sua “medalha no peito” é saber que milhões de crianças seguem o caminho da leitura e da educação por meio de suas revistas. A placa de homenagem foi entregue pela professora Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho, representante da Cátedra UNESCO de Leitura na PUC Rio.
O evento foi apresentado pela atriz Zezé Motta e contou com a presença da professora Sonia Bibe Luyten, doutora em Comunicação e pesquisadora internacional na área de quadrinhos, e do presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, que reforçou em sua fala a importância do legado de Mauricio de Sousa, que faz parte da academia desde 2011, e foi o primeiro desenhista a ocupar uma cadeira e colocar as histórias em quadrinhos em um lugar nobre na literatura.
A UNESCO fez uma parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para campanhas de estímulo à leitura. A primeira aconteceu no dia 8 de setembro, Dia Mundial da Alfabetização, com uma história da Turma da Mônica que ressalta a alfabetização como forma de inclusão e direito de todos.
Crédito das fotos: Larissa Passos e Fernando Motta