Mestre do traço

outubro 22, 2022

O cartunista Mauricio de Sousa é homenageado pela Unesco na Cátedra de Leitura, em São Paulo

Mauricio de Sousa tem dedicado os mais de 60 anos da sua vida profissional a criar as aventuras da Turma da Mônica, que vem atravessando a infância de muitas gerações. O cartunista foi homenageado pela UNESCO na Cátedra UNESCO de Leitura PUC Rio por este legado de histórias responsáveis por incentivar a leitura e a alfabetização de milhões de crianças. O evento aconteceu na última sexta (21), no Teatro São Pedro, em São Paulo.

Muito emocionado, Mauricio relembrou a infância em seu discurso e afirmou que a sua “medalha no peito” é saber que milhões de crianças seguem o caminho da leitura e da educação por meio de suas revistas. A placa de homenagem foi entregue pela professora Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho, representante da Cátedra UNESCO de Leitura na PUC Rio.

O evento foi apresentado pela atriz Zezé Motta e contou com a presença da professora Sonia Bibe Luyten, doutora em Comunicação e pesquisadora internacional na área de quadrinhos, e do presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, que reforçou em sua fala a importância do legado de Mauricio de Sousa, que faz parte da academia desde 2011, e foi o primeiro desenhista a ocupar uma cadeira e colocar as histórias em quadrinhos em um lugar nobre na literatura.

A UNESCO fez uma parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para campanhas de estímulo à leitura. A primeira aconteceu no dia 8 de setembro, Dia Mundial da Alfabetização, com uma história da Turma da Mônica que ressalta a alfabetização como forma de inclusão e direito de todos.

Crédito das fotos: Larissa Passos e Fernando Motta

Mauricio de Sousa e os personagens da Turma da Mônica no Teatro São Pedro, em São Paulo.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo