Puxão de orelha

março 14, 2022

Estrela de Harry Potter, Emma Watson faz críticas à autora do romance, JK Rowling, em seu discurso no BAFTA Awards 2022

Emma Watson, que ficou mundialmente conhecida por seu papel como Hermione Grainger, em Harry Potter, participou, na noite do último domingo (13), do BAFTA Awards 2022 (“oscar” do cinema britânico). A atriz foi convidada para apresentar os indicados na categoria Melhor Filme Britânico.

Ao convidar Emma ao palco do Royal Albert Hall, o apresentador Rebel Wilson disse: “Para apresentar o próximo prêmio, teremos Emma Watson. Ela se diz feminista, mas todos sabemos que ela é uma bruxa”. E Emma brincou de volta: “Estou aqui para TODAS as bruxas”.

Os espectadores não puderam deixar de notar que o comentário poderia ter sido uma piada com a criadora de Harry Potter, JK Rowling, rotulada como transfóbica após fazer recentemente comentários sobre questões transgênero. A escritora twittou sobre o significado do sexo biológico, o que levou à reação e ao seu “cancelamento” pela comunidade trans.

Mais tarde, a autora esclareceu que respeitava os direitos das pessoas transgênero “de viver de qualquer maneira que pareça autêntica e confortável para elas”. E complementou: “Ao mesmo tempo, minha vida foi moldada por ser mulher. Eu não acredito que seja odioso dizer isso”, escreveu JK.

Na sequência dos comentários, as estrelas de Harry Potter Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma e Eddie Redmayne atacaram a autora. Uma das primeiras a responder, Emma escreveu no Twitter: “Quero que meus seguidores trans saibam que eu e tantas outras pessoas ao redor do mundo vemos você, respeitamos você e amamos você por quem você é”.

Na semana passada, após o líder trabalhista Kier Starmer defender que “mulheres trans são mulheres” e pedir um debate mais “respeitoso” sobre questões transgênero, JK atacou Starmer dizendo que ele não podia mais defender os direitos das mulheres.

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção