Presença italiana

outubro 8, 2022

O Instituto Italiano de Cultura realiza, no Rio de Janeiro, exposição que celebra os 200 anos de Independência do Brasil

Para fazer uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil, o Instituto Italiano de Cultura realiza a exposição “Fotógrafos Italianos – no florescer da fotografia brasileira”, em cartaz a partir deste sábado (8), no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio de Janeiro. A mostra apresenta as obras de grandes fotógrafos italianos como Luiz Terragno, Camillo Vedani e João Firpo, que, entre meados do século XIX e as primeiras décadas do século XX, atuaram de forma intensa no país.

Com a curadoria de Joaquim Marçal Andrade e Livia Raponi, a exposição exibe 80 fotografias que retratam épocas importantes da história do Brasil, como o Segundo Reinado e a Primeira República.

– Trata-se de um aspecto muito pouco conhecido da presença italiana no país; de fato, é surpreendente saber que, naquela época, da Amazônia ao Rio Grande do Sul, da Paraíba ao Rio de Janeiro, da Bahia ao Pantanal, esses brilhantes artistas-migrantes registravam com maestria técnica e olhar refinado os habitantes, as cidades e a natureza de um Brasil em rápida e intensa transformação – explica a curadora Livia Raponi, que também é diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio.

Legenda da foto: Os curadores Livia Raponi e Joaquim Marçal Andrade. (Foto: Marco Rodrigues)

Posts recentes

‘Ainda temos atores ótimos’

Oton Bastos revisita trajetória em espetáculo e fala sobre permanência e perseverança, o convívio com Glauber Rocha e aplaude o reconhecimento a Walter Salles e a Rodrigo Santoro

Rita releeda

Rita Lee tem clássicos interpretados em EP com as participações de feras como Iza, Frejat e Criolo, entre outros

Registros da História

Exposição interativa aberta no Rio de Janeiro conta a história da Ponte Rio-Niterói, uma das maiores obras do país