Com grande influência da pop art, o artista plástico Anderson Thives é um dos únicos brasileiros a trabalhar exclusivamente com colagem, em uma técnica que consiste em juntar milhares de quadrados de papel (cerca de cinco mil recortes por metro quadrado) retirados de revistas e catálogos para formar imagens especiais. Na próxima quinta-feira (30), ele celebra duas décadas de trabalho com a mostra “Vinte”, na Galeria Provisória, que acaba de completar um ano no coração de Ipanema, Rio. A instalação reúne acervo de suas dez principais exposições, entre elas, “Hollywood”, a primeira da carreira; “Releituras”; “Santo Forte”; “OlhAr” e “Don’t care bear”, que também estará disponível em NFTs. A série com os conhecidos “ursinhos carinhosos”, sucesso nos anos 90, ostenta mensagens pouco convencionais, marca registrada da irreverência dos trabalhos de Thives.
– São mais de 25 exposições autorais e temáticas nesses vinte anos. Tive que escolher, entre todas, as mais significativas para mim, e que na galeria estão setorizadas e autoexplicativas. Isso tudo, para aqueles que me conhecem desde o início até para pessoas que entram hoje em dia só por curiosidade na Galeria Provisória – diz o artista.
“Vinte” conta ainda com diversas instalações artísticas e “instagramáveis”, no espaço com cerca de 300 metros quadrados. Mais de 100 obras estarão expostas, entre originais e impressões assinadas e numeradas, a maioria disponível para venda.
– Peguei emprestado algumas obras minhas com amigos e colecionadores, assim como fiz impressões para poder contar essa história seguindo uma cronologia. Seria muito difícil se não fosse assim, pois são mais de mil obras durante toda a minha trajetória e muitas se encontram em galerias pelo mundo ou foram adquiridas por clientes que não saberia como encontrar – completa o artista.
Thives tem obras na Holanda, Estados Unidos e, Paris. Entre seus clientes, nomes internacionais como Madonna e o criador do Facebook Mark Zuckerberg, além de estrelas nacionais como Cláudia Raia, Juliana Paes, Lilia Cabral, Deborah Secco e Claudia Abreu, a socialite Narcisa Tamborindeguy, o músico Tico Santa Cruz e as cantoras Ivete Sangalo, Anitta, Vanessa Da Mata, Preta Gil e Ana Carolina.