Poesia viva

outubro 2, 2022

Obra da poeta Neide Archanjo será interpretada pela primeira vez em espetáculo teatral

Era teatro e parecia ser poesia. Era as duas coisas. Maior nome feminino da poesia brasileira contemporânea, Neide Archanjo (1940-2022) terá pela primeira vez uma obra literária adaptada à cena teatral. Lançado em 1997, “Pequeno oratório do poeta para o anjo”, oitavo livro da autora, será interpretado no palco pela atriz Ana Cecília Costa, amiga da poeta e conhecida do grande público pela Missade da novela “Órfãos da Terra”, da TV Globo.

A autora costumava dizer que o livro era composto de um único poema dividido em 16 partes. No solo, dirigido por Luciana Lyra, Ana Cecília interpreta os 16 textos ao longo de 40 minutos. A atriz não estará exatamente sozinha. Ela terá a companhia da musicista Érika Nande que executa, ao vivo, a trilha criada para a encenação.

– Trata-se de uma encenação e não de um recital, com a Erika Nande tocando alguns instrumentos e apresentando a trilha composta especialmente para esse trabalho. É uma ação entre amigos e amigas da poeta, e estou feliz por estarmos homenageado a Archanjo –explica Ana Cecília, que tem planos de trazer o solo para o Rio de Janeiro, cidade onde a poeta viveu por muitos anos.

Neide enfrentou graves problemas de saúde nos últimos anos de vida e morreu, aos 82 anos,  esquecida pelos suplementos literários e pelos cadernos culturais, muitas vezes mais interessados em modernidades efêmeras.

O solo estreia nesta segunda-feira (03), na Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo, onde poderá ser visto nas outras segundas-feiras do mês, às 19h, com entrada franca.

A atriz Ana Cecília Costa. Crédito: Laercio Luz

 

Posts recentes

Derradeira primavera

Missa pelo sétimo dia da morte de Nana Caymmi será celebrada em igreja próxima a onde viveu Dorival Caymmi, pai da cantora

‘Sinto muito orgulho’

Maria Frering lança coleção inspirada por Judy Chicago, celebra o consumo consiente e revela planos de expandir sua marca no país

Inclusão e transformação

Instituto Yduqs une-se ao Prêmio Sim à Igualdade Racial e é confirmado como patrocinador da nova edição do evento