Poesia em gestos

março 23, 2022

Obra de Fernando Pessoa inspira novo espetáculo da Studio3 Cia de Dança que reabre, em abril, o MASP Auditório

Fernando Pessoa (1888-1935) é um dos grandes nomes da poesia de Língua Portuguesa como também da literatura no mundo. Ao longo dos seus 47 anos, consolidou uma obra cuja assinatura foi dividida por ele com seus heterônimos, sendo três deles (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis) os mais conhecidos. Pois a poesia desse grande mestre (e de suas personas) inspira o novo espetáculo  da Studio3 Cia de Dança. Apropriadamente intitulada de “Pessoa(s)”, a montagem tem concepção de Anselmo Zolla e William Pereira e reinaugura o MASP Auditório, que passou por  reformas, com três únicas apresentações entre 05 e 07 de abril.

O espetáculo tem como premissa um “eu” que se desdobra em outros num conjunto em que os bailarinos são os heterônimos do poeta. E, juntos, constroem cenas nas quais a palavra poética se materializa nos gestos, nos corpos e nas coreografias, assinadas por Anselmo Zolla com direção cênica de William Pereira.

A maioria dos escritos do poeta ficou guardada num baú, sendo publicada postumamente. A partir disso, a cenógrafa Renata Pati criou um espaço cênico composto por aparas de papel, fragmentos poéticos e por baús que guardam e revelam histórias humanas. Já os figurinos, assinados pelo premiado Fábio Namatame, colaboram com a movimentação cênica ao mesmo tempo em que ajudam a revelar a trama. A concepção cênica é acrescida ainda da iluminação de Caetano Vilela e da trilha escolhida pelo DJ e produtor musical Felipe Venancio.

Criada em 2005, a Studio3 Cia. de Dança já representou o país em apresentações internacionais em cidades como Milão, na Itália; Paris e Lyon, na França; Regensburg, na Alemanha, e Lisboa e Porto, em Portugal. Sua criação representa a consolidação de um trabalho artístico cuidadosamente preparado pelo seu coreógrafo e diretor artístico, Anselmo Zolla, sob a direção geral de Evelyn Baruque.

Crédito da foto: Leandro Menezes

Assista ao teaser do espetáculo:

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção