O que Juliette Binoche, Marion Cotillard, Isabelle Huppert e Charlotte Gainsbourg têm em comum? Além de excelentes atrizes, elas se solidarizaram com as mulheres iranianas. As quatro decidiram cortar madeixas dos próprios cabelos em protesto à morte da jovem Mahsa Amini, assassinada aos 22 anos após ser presa por não usar corretamente o véu, violando o rígido código imposto à população feminina do Irã.
Com a hashtag #HairforFreedom, o vídeo foi publicado, na tarde desta quarta-feira (05), na conta “soutienfemmesiran”, que quer dizer algo como “apoie as mulheres do irã”. Enquanto as atrizes cortam os cabelos em frente às câmeras, a música “Bella Ciao”, clássico hino de liberdade e resistência, toca ao fundo interpretado por uma ativista iraniana.
“Essas pessoas só esperam ter acesso às liberdades mais essenciais. Essas mulheres, esses homens, pedem nosso apoio. Sua coragem e sua dignidade nos compelem. É impossível não denunciar repetidas vezes esta terrível repressão. Já existem dezenas de homens e mulheres mortos, incluindo crianças. As prisões só aumentam o número de prisioneiros já detidos ilegalmente e, muitas vezes, torturados. Decidimos assim responder ao chamado que nos foi lançado cortando, também nós, algumas destas fechaduras”, explica o texto publicado pelo coletivo no post.
Crédito da foto: Reprodução