A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, na tarde desta terça-feira (25), os finalistas do Prêmio Jabuti 2022. Na sua 64ª edição, a premiação é dividida em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Cada um deles tem subdivisões com dez finalistas cada. O eixo Literatura, por exemplo, é dividido entre oito segmentos que vão de Contos e Crônicas a História em Quadrinhos e Romance Literário, entre outros.
A escritora Marina Colassanti, um dos grandes nomes da nossa Literatura, está entre os finalistas no segmento Romance Literário.Ela lançou, em 2021, “Vozes de batalha” (Planeta). Estreando na literatura com “Crônicas de pai” (Intrínseca), que reúne parte dos textos assinados por ele no jornal O Globo, o fotógrafo Leo Aversa está entre os finalistas no segmento Crônica, concorrendo com nomes respeitados como o do jornalista Marcelo Moutinho, autor do excelente “A lua na caixa d’água” (Malé).
No segmento Poesia, estão no páreo nomes de diferentes gerações como Arnaldo Antunes, André Dahmer e Ana Martins Marques. Já o consagrado poeta Paulo Henriques Britto concorre no segmento Contos com a coletânea “O castiçal florentino” (Cia das Letras).
Os autores passarão por nova triagem da qual sairão cinco finalistas, cujos nomes serão conhecidos no dia 08 de novembro. Já a listas com os vencedores será divulgada no dia 24 de novembro. Façam suas apostas.