Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio celebra nesta sexta-feira (31) sua primeira década. Para marcar a data, bolo, exposição nova e muita música. Às 16h, será aberta a mostra “A construção do MAR e a Pequena África”, com mais de 100 obras, entre fotografias e vídeos, que relembram fatos importantes da história do museu. A ideia é exibir o desafio do MAR para ressignificar seu sentido como espaço de arte e dialogar com a chamada Pequena África, região no Centro da cidade, desde a sua construção na Praça Mauá. Na ocasião, também será cantado o “Parabéns a Você”.
– É uma região que já se autovalorizava por sua história, e o MAR, quando chega, ele chega como um intruso. E depois ele vem percebendo, por conta das equipes de educação e de curadoria, que é preciso pertencer à região. Ao longo dos anos, o Museu de Arte do Rio veio se redesenhando e criando um vínculo com a sociedade – avalia Marcelo Campos, curador-chefe do MAR.
No mesmo dia, a biblioteca do Museu de Arte do Rio vai realizar o “Rolezinho de Livros”, que distribuirá, gratuitamente, os principais catálogos e publicações que já passaram pela instituição. Os catálogos serão disponibilizados a partir das 13 horas no térreo do MAR.
Já o projeto “MAR de Música”, criado em 2014 em parceria com o Circo Voador, vai apresentar show da Orquestra Voadora com participação de Serjão Loroza a partir de 18h30. A entrada é franca.
– Comemorar nosso aniversário com arte, música e literatura é uma forma de presentear nossos visitantes e nossa trajetória. Como em toda boa festa queremos uma casa cheia – afirma Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil, que faz a gestão do museu.