Para todos os gostos

novembro 14, 2024

Personalidades dividem-se entre três exposições inauguradas numa mesma noite no Rio de Janeiro

O fim de ano está quente. Em relação às exposições de artes visuais, sobretudo. Tanto é que três novas mostras aportaram no Rio de Janeiro na noite da última quarta-feira (13). E a turma do segmento teve de fazer uma verdadeira escolha de Sofia em relação a quais delas prestigiar. E houve, inclusive, quem precisou reforçar a dose de ansiolíticos.

Uma delas é a exposição “Frente a frente”, de César Oiticica. Aos 85 anos, ele é o único artista vivo que integrou o importante Grupo Frente, fundado há 70 anos. Com curadoria de Paulo Venancio Filho, a mostra tem obras criadas no período em que ele integrou o coletivo, além de trabalhos recentes, todos reunidos no Paço Imperial, Centro da cidade.

Também no Paço, outra exposição inaugurada na mesma noite foi  “Iluminações poéticas”. A curadoria é de Diana Wechsler e reúne 25 obras de 17 artistas sauditas contemporâneos, com experimentos em vídeo, fotografia, performance, pintura, entre outras formas de apresentação. E, nesses tempos tão polarizados, visitar a exposição é um belo exercício de empatia.

Para fechar, um rolê  com mais atrações internacionais. O  tcheco Jan Kaláb volta a expor no Brasil, depois de dois anos. A mostra “Corte construção” está na Galeria Movimento, na Gávea, com mais de 20 obras inéditas.

Crédito das imagens: Vera Donato, Cristina Granato e Marco Rodrigues

E vamos que vamos!

Posts recentes

Sucesso e sofisticação

Antonia Frering reúne artistas e nomes do grand monde em lançamento badaladíssimo de livro no Rio de Janeiro

Babado forte

Parada do Orgulho LGBT do Rio terá sucursal de camarote que faz sucesso na versão paulistana do evento