Palco festivo

julho 8, 2023

Susana Vieira vai festejar 81 anos voltando a encarar no teatro seu maior desafio em 60 anos de carreira

O aniversário é dela, mas quem ganha o presente é o público. Ou ambos, melhor dizendo. Susana Vieira vai celebrar no palco os 81 anos que completa em agosto. A atriz, uma das mais queridas pelo público brasileiro, volta a apresentar no Rio de Janeiro o solo “Shirley Valentine”, com o qual celebra também 60 anos de carreira. O espetáculo foi adaptado por Miguel Falabella do clássico de Willy Russell.  O monólogo, com direção de Tadeu Aguiar, fará apenas seis apresentações no Teatro Casa Grande, de 29 de julho a 13 de agosto.

Essa é a segunda temporada que Susana fará na cidade, onde estreou com o solo, então intitulado “Uma Shirley qualquer”,  em setembro de 2021. A peça, escrita em 1986, já foi levada à cena no Brasil por Renata Sorrah e por Betty Faria, em 1991 e em 2009, respectivamente. O texto foi adaptado também para o cinema e, por pouco, não rendeu um Oscar à atriz inglesa Pauline Collins.

Na trama, Shirley é uma mulher que, com os filhos criados e mesmo casada, tem na solidão sua principal interlocutora, a ponto de conversar com as paredes da própria casa. Uma viagem à Grécia muda a forma como ela lida com a família, com a sexualidade e a própria vida.

A peça acabou se tornando um libelo pela emancipação das donas de casa, sobretudo as norte-americanas. “Eu costumava ser a mãe, a mulher e agora sou Shirley Valentine novamente”, arremata a personagem numa fala que acabou se tornando mais do que clássica, um símbolo. Em tempos de etarismo, a montagem vem (muito) bem a calhar. Viva Susana!

MAIS LIDAS

Posts recentes

A voz de uma geração

Carmo Dalla Vecchia, entre outros famosos, aplaudem nova peça de Leilah Assumpção, uma das maiores dramaturgas brasileiras

Mulheres complexas

O cineasta Pedro Freire, filho de Herson Capri, estreia seu primeiro longa, “Malu”, no Festival do Rio