O amor ao teatro une as irmãs Débora e Cynthia Falabella. Enquanto a primeira é uma das atrizes mais respeitadas da sua geração, a segunda dedica-se à direção e às aulas de teatro a crianças e adolescentes. De mansinho, as manas têm, desde o fim do ano passado, em São Paulo, um espaço para as experimentações que pretendem realizar e as de quem mais chegar… O Espaço Falabella é voltado à realização de ensaios de peças, aulas de teatro e leituras de textos teatrais. O projeto, inaugurado em outubro, é o balão de ensaio para um plano mais ambicioso: Débora e a irmã querem ter um teatro.
– Nosso sonho é o de ter, quem sabe, no futuro, um teatro. Estamos começando de modo pequeno – revela Débora.
Com o empreendimento, as irmãs pretendem realizar por ora uma vontade que acalentam de tempos para cá: a de voltarem a trabalhar juntas nos palcos. A única vez em que dividiram a cena foi em “A serpente”, peça de Nelson Rodrigues, encenada em 2008.
Sim, a vontade de contracenar é grande, mas, enquanto não encontram o texto ideal, ela pode descambar para a direção, tarefa já realizada pela dupla em duas montagens infantis. E o reencontro na direção pode incluir uma homenagem a um nome importante para as atrizes, como adianta Cynthia:
– Pretendo dirigir uma nova peça infantil, com texto do nosso pai, (o dramaturgo mineiro) Rogério Falabella.