O camundongo mais famoso do mundo foi um plano B de seu criador. Após descobrir que não lhe pertenciam os direitos por Oswald, o Coelho Sortudo, Walt Disney (1901-1966) precisou criar de supetão outro personagem. E, assim, nasceu Mickey Mouse, que completa 95 anos. Amado por crianças e adultos, o personagem tem sua história contada em “Museu Mickey Mouse – A História de um ícone”, que marca o centenário da Walt Disney Company e será editado no Brasil pela Planeta.
A vida da criatura e a de seu criador muitas vezes se entrelaçaram, com Walt emprestando a própria voz ao personagem, desde sua criação, em 1928, até os anos 1940. Essa é uma das muitas peculiaridades reveladas na obra, que traz toda a iconografia relacionada a Mickey, desde sua aparição de estreia, no curta de animação “O vapor Willie”, até suas caras mais recentes.
A exemplo de “Museu Pixar”, também editado pela Planeta, o livro revela curiosidades sobre os processos criativos dos ilustradores, além de imagens raras, guardadas nos arquivos da Disney. A edição traz também uma pequena biografia de Walt Disney e uma linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados ao estúdio.
“Após noventa anos, Mickey Mouse continua popular e relevante, com seus traços sendo reconhecidos instantaneamente em todo o mundo.”, destaca Fox Carney, gerente do Centro de Pesquisa em Animação da Disney, no prefácio da obra.