Páginas da vida

junho 10, 2022

O jornalista José Simão lança livro no qual revela fatos da sua vida e comenta momentos vividos no país nas últimas décadas

Quem foi jovem e viveu (ou esteve) no Rio de Janeiro no início dos anos 1970 teve oportunidade de frequentar um trecho da Praia de Ipanema conhecido como Dunas da Gal. A faixa de areia, entre a Farme de Amoedo e a antiga Rua Montenegro (hoje Vinicius de Moraes), abrigou um píer durante o tempo necessário para a colocação do emissário submarino de esgoto. As dunas provocadas pelas obras possibilitaram a artistas como a cantora baiana desfrutar da praia com alguma privacidade. O local virou point de uma turma jovem. Um dos frequentadores era um rapaz chamado José Simão, que, algumas décadas mais tarde, viria a se tornar um dos jornalistas mais queridos (e divertidos) do país: Zé Simão.

O que ele viveu nas tais Dunas do Barato, como também ficariam conhecidas, é (“buemba, buemba!”) revelado pelo jornalista em “Definitivamente, Simão”, livro de memórias no qual ele rememora passagens da própria vida e, por tabela, comenta fatos marcantes do próprio país. A obra chega às livrarias no dia 28 deste mês pela Objetiva.

Simão – que há anos alegra as manhãs com seus comentários na Band News FM e com suas crônicas na Folha de São Paulo – toca em assuntos que lhe são caros como a convivência profissional com o jornalista Ricardo Boechat (1952-2019), com quem comentava os fatos do dia na rádio, e da descoberta da própria sexualidade. Há também assuntos mais leves como as novelas a que assiste e o porquê de gostar (ou não) delas e as viagens a países como China, Cuba e Portugal.

Sim, tudo interessa a esse jornalista e nada passa despercebido. Assim é Zé Simão. Ou, definitivamente, Simão.

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo