O ano era de 2020. As restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19 afetara aeroportos, rodoviárias e o setor hoteleiro. Gustavo Reis Ferreira tinha 41 anos. Gustavo Tutuca, como é conhecido no meio político, fora convidado a desempenhar uma verdadeira tarefa hercúlea: assumir a Secretaria de Turismo do estado do Rio de Janeiro. E lá foi ele iniciar uma gestão que, com dedicação e paciência, ajudou a devolver ao estado fluminense uma de suas principais vocações: a de destino turístico.
Os percalços surgidos e os obstáculos vencidos não foram poucos. E suscitaram experiências e aprendizados compartilhados agora em livro. Eles estão reunidos em “Turismo: da retomada ao recorde – O maior desafio da minha vida pública”, com que o deputado estadual faz sua estreia no segmento literário. A edição será lançada na terça (30), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O livro reúne memórias e relatos, escritos na primeira pessoa, relacionados à sua rotina na pasta e sobre os bastidores de medidas e ações ligados ao setor. A edição traz também dados que apontam para a retomada do turismo no estado e sua escalada ao longo dos quatro anos seguintes ao primeiro ano da pandemia.





