Palavras de musa

abril 4, 2022

Lygia Marina vai lançar livro no qual fala da relação de 19 anos com o escritor Fernando Sabino e dá sua versão sobre ser a inspiração para 'Lígia', clássico de Tom Jobim

Musa de artistas,  intelectuais e figura muito querida pela boemia carioca, Lygia Marina vai lançar suas memórias. “Música na alma” sairá pela Vermelho Marinho, de Tomaz Adour, e o lançamento está previsto para setembro, mês do aniversário da autora.

O título “Música na alma” não é por acaso. A música sempre esteve presente na vida de Lygia. Tanto que a frase que abre a obra é “E por falar em saudade, onde anda você”, versos de “Onde anda você”, parceria do poeta Vinicius de Moraes com Ermano Silva.

Lygia foi mulher do cineasta Fernando Amaral (1932-1992), com quem teve um filho, e casou-se em seguida com o escritor Fernando Sabino (1921-2004), com quem ficou por 19 anos. Reza a lenda que foi inspirado por ela que Tom Jobim (1927-1994) compôs Lígia, lançada por Chico Buarque no LP “Sinal fechado”, de 1974, e gravada por Tom em “Urubu”, em 1976. Sabino e Tom estão presentes no livro, claro.

– Há um relato sobre essa canção no qual exponho o meu ponto de vista. O livro é uma oportunidade de eu esclarecer algumas questões que envolvem o meu nome e a minha figura – conta ela ao NEW MAG.

O livro certamente trará histórias saborosas como a do encontro entre Lygia e Tom. Ela estava no Veloso (hoje Garota de Ipanema) com uma amiga quando conheceu o compositor, em fins dos anos 1960. Tom tomou coragem e se aproximou das duas, no que ouviu da futura musa:

– Estava há pouco com a Beth (filha do maestro). Sou professora dela.

– É a primeira vez na minha vida que uma paquera vira reunião de pais e professores – devolveu o compositor com bom humor.

Crédito da imagem: Ronaldo Câmara

 

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção