Páginas da vida

junho 27, 2023

Alceu Valença tem sua vida contada em livro pelo jornalista Júlio Moura para celebrar seus 50 anos de carreira

Histórias não faltam na vida de Alceu Valença. Ao longo de 50 anos de carreira, os episódios vão da estreia em disco em 1972, quando o país atravessava uma ditadura, passam pelo infarto sofrido em 1999 e culminam na consagração como um dos grandes da nossa música. Essas histórias foram reunidas em livro. “Pelas ruas que andei – Uma biografia de Alceu Valença”  (Cepe Editora) teve suas 562 páginas escritas pelo jornalista carioca Julio Moura. O primeiro lançamento acontece nesta terça-feira (27) no Paço do Frevo, importante espaço cultural do Recife (PE), com a presença de Alceu.

– Poeta e trovador, seu discurso confronta o lugar comum. Sua personalidade inquieta se reflete na obra. E coube a mim, de alguma maneira, traduzir tudo nesse livro – conta Julio, que levou dois anos pesquisando sobre o artista. 

O biógrafo esteve na cidade natal do artista, São Bento do Una (PE), e também em Garanhuns (PE), Recife e Olinda (PE) para traçar o mosaico de influências musicais – como o frevo e o maracatu – e de vida do ilustre pernambucano. 

– Ele tem uma memória incrível. Cada vez que eu passava por Olinda,  ia me lembrando de alguma coisa. E ele cuidou para estar tudo ali no livro – elogia Alceu, que  completa 77 anos no sábado (1º de julho).

Mais dois lançamentos da biografia estão programados: um no dia 25 de julho, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, e no dia 27, no Itaú Cultural, na Zona Central de São Paulo.

Crédito da imagem: Leo Aversa

MAIS LIDAS

Posts recentes

Notórios… sabores

Concorrentes à premiação aos 50 melhores restaurantes da América Latina são festejados no Rio de Janeiro