Orgulho pernambucano

junho 11, 2022

O escritor e jurista José Paulo Cavalcanti Filho é empossado na ABL, no Rio de Janeiro

O pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho é o nosso mais novo imortal. Jurista, escritor e considerado um dos maiores especialistas na obra do poeta português Fernando Pessoa (o que lhe rendeu o Prêmio Jabuti com a obra “Fernando Pessoa: uma quase autobiografia”, de 2011), ele tomou posse na noite da última sexta-feira (10) na Academia Brasileira de Letras (ABL) defendendo a educação popular e uma maior atualidade nos objetivos da instituição, definidos por Machado de Assis há 125 anos.

Cavalcanti Filho ocupa a cadeira 39, que pertenceu a nomes como o político, advogado e professor Marco Maciel, Roberto Marinho e Otto Lara Resende. Ele também ocupa a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras.

– Está nos artigos primeiros do estatuto, que é a defesa da língua e da cultura. Eu penso que a gente tem que retraduzir esses conceitos para dar-lhes maior atualidade. A defesa da língua é mais que a defesa de alguns símbolos – defendeu o imortal, completando em seguida: – Eu penso que não há nada mais urgente e revolucionário do que a educação popular. Criar cidadãos. E cultura significa reconhecer a identidade nacional que está faltando.

O escritor também defendeu, em seu discurso de posse, que a cultura seja encarada com uma visão mais ampla do que a que tem sido usada.

– Compreender que nós somos diferentes e ir além, compreender que essas diferenças nos inquietam e que seremos ainda mais ricos se formos capazes de prestigiar essas diferenças, é compreender um povo, quem somos como brasileiros, e valorizar a nacionalidade – disse.

Crédito das imagens: ABL/Dani Paiva

O escritor e jurista José Paulo Cavalcanti Filho, momentos antes de sua posse na ABL
O escritor e jurista José Paulo Cavalcanti Filho, momentos antes de sua posse na ABL

 

José Paulo Cavalcanti Filho assina seu termo de posse na ABL
José Paulo Cavalcanti Filho assina seu termo de posse na ABL

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo