Olhar sobre o humano

dezembro 23, 2023

Reunião de crônicas de Nelson Rodrigues volta às livrarias em edição acrescida de 25 novos textos

Ele foi, de fato, o maior dramaturgo brasileiro de todos os tempos – e assim se mantém. Os dramas humanos ele os conhecia (muito bem) e também os levava a outras searas literárias como a da crônica. Estamos falando de Nelson Rodrigues (1912-1980), um de nossos maiores escritores. As crônicas produzidas entre 1951 e 1966 suscitaram uma reunião de textos que ficou conhecida como “A vida como ela é”.

Esse conjunto volta às livrarias numa nova e ampliada edição. Sim, são 25 novos textos acrescidos aos mais de 90 da reunião original. A nova edição sai pela Nova Fronteira com prefácio do jornalista Paulo Werneck.

As crônicas foram originalmente publicadas em três jornais para os quais Nelson colaborou: Última Hora e Diário da Noite, onde saiu a maioria delas, e, mais adiante, em 1966, no Jornal dos Sports.

Os textos fizeram tanto sucesso que chegaram a outros veículos. No rádio, foram lidos pelo grande ator Procópio Ferreira (1898-1979) e, anos mais tarde, inspiraram uma série exibida no “Fantástico”, da TV Globo. E a nova edição tem tudo para mostrar que Nelson é, à maneira de Drummond, mais do que moderno; eterno.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Rugindo alto

Xamã é o autor da música mais tocada em shows no país ao longo de 2023, desbancando até Miley Cyrus

Eternamente eterna

Rita Lee será celebrada com novas edições de livros no mês em que se completa um ano da morte da artista