Ofertório sonoro

fevereiro 1, 2023

Gilberto Gil tem canções sobre espiritualidade reunidas em álbum por dois grandes nomes da música instrumental

Contemporâneos na música e amigos na vida, a pianista Délia Fischer e o cantor e multi-instrumentista Ricardo Bacelar já participaram de projetos um do outro. Há muito, acalentavam o desejo de fazerem um trabalho juntos. Admiradores de Gilberto Gil, viram nos 80 anos completados pelo compositor o pretexto para realizarem a tão adiada vontade. E o resultado é o álbum “Andar com Gil” (Jasmin Music), que lançam, nesta quarta-feira (1º de fevereiro), com show no Teatro Rival Refit, no Centro do Rio, e, nesta quinta (02), no Blue Note, em São Paulo.

Uma ideia norteou a dupla na escolha do repertório: canções que tratam da espiritualidade. Como o tema é recorrente no cancioneiro de Gil, não foi exatamente fácil chegar às nove faixas escolhidas, que incluem clássicos como “Se eu quiser falar com Deus”, “Aqui e agora” e “Oriente”.

–  Gostamos muito da musicalidade e da riqueza poética da obra de Gilberto Gil. Partindo do piano como instrumento principal, os arranjos foram fluindo naturalmente. A maioria das faixas tem aquele clima de gravação ao vivo – celebra Bacelar, ex-integrante do Hanoi Hanoi com uma carreira sólida no jazz e na MPB.

O homenageado não poderia ficar de fora e participa, por isso, de “Prece”, faixa que conta ainda com o cello de Jacques Morelenbaum, que dá canja no show do Rio. O resultado deixou o compositor baiano satisfeito, como entrega Délia:

– Foi lindo o nosso encontro, e o Gil adorou o arranjo que fizemos para  “Prece”,  o título do álbum e a escolha do repertório em torno da espiritualidade. O resultado deixou-o muito feliz.

Ricardo, Délia Fischer e o grande homenageado na gravação de “Prece”, uma das nove faixas de “Andar com Gil”

Posts recentes

Tom sublime

Studio3 Cia de Dança volta ao MASP Auditório para novas apresentações do espetáculo em homenagem a Tom Jobim

‘Onde o mar arrebenta’…

Gilberto Gil vai realizar apresentações em um cruzeiro numa iniciativa que ganha adeptos entre os grandes nomes da canção

Alcance ampliado

Luísa Sonza emplaca duas faixas entre as mais ouvidas em plataformas de música na Argentina e no Uruguai