Irreverente e iconoclasta. Eis dois adjetivos que vêm bem a calhar quando se fala de Tim Burton. O diretor e produtor de cinema, realizador do megasucesso “Wednesday” (Wandinha), exibido pela Netflix, será homenageado com uma retrospectiva no Rio de Janeiro – a maior feita ao artista na cidade. Quarenta e dois títulos serão vistos em “O cinema de Tim Burton”, que abre, em janeiro, a programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio.
A mostra acontece de 04 de janeiro a 06 de fevereiro e promete ser a maior dedicada à obra do cineasta no Rio de Janeiro. A agenda é composta pelos 23 títulos dirigidos por ele, um longa criado a partir de uma estória do diretor e outros 18 filmes que são referência na sua formação – e devidamente avalizados pelo próprio, que fique claro.
Dentre as obras criadas por ele, o curta “Vincent”, que marca sua estreia no cinema em 1982, abre a programação que vai até o remake de “Dumbo” (2019), passando, é claro, por títulos antológicos como “Os fantasmas se divertem” (1988) o seu preferido “Ed Wood”.
Oito dos filmes são estrelas por Johnny Depp, seu mais frequente colaborador, e outros seis, por Helena Bonham Carter, atriz-fetiche do diretor. O público terá oportunidade ainda de conferir duas produções de 1982, criadas pelo diretor para a TV. São elas “João e Maria”, especial feito para a Disney, e “O teatro dos contos de fadas: Aladim e a lâmpada maravilhosa”.