O poeta por inteiro

julho 17, 2024

Biógrafo de Manoel de Barros lança livro no Rio de Janeiro e é recebido na Academia Brasileira de Letras

O jornalista Bosco Martins é um cara de sorte – e muita. Ele teve o privilégio de privar da amizade de um dos nossos maiores poetas: Manoel de Barros (1916-2014). Como amigo, esteve com o escritor muitas vezes, e visitou in loco a biblioteca onde produziu parte significativa da sua poesia. Como repórter, entrevistou o poeta muitas vezes, obtendo declarações e observações memoráveis. Essas falas foram agora reunidas em livro.

“Diálogos do ócio” (Editora de Los Bugres) não é exatamente uma biografia, mas o que o autor chama de “inventário poético”. Ali estão fatos relacionados à vida cotidiana e ao fazer poético de MB, que se referia a Bosco como “Bardo” por ele gostar de declamar poemas.

Esse livro tocante e revelador foi lançado no Rio de Janeiro, onde, na noite da última terça-feira (16), o jornalista autografou a obra na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. E, horas antes, foi recebido na Academia Brasileira de Letras, no Centro da cidade, pelo presidente da instituição, o jornalista e escritor Merval Pereira.

O encontro contou também com a presença do jornalista Edmar Figueiredo, presidente da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE). Edmar e Bosco são amigos há 38 anos, desde quando trabalharam juntos na TV Morena, afiliada à TV Globo em Mato Grosso do Sul. Mas os ossos desse ofício ficam, quem sabe, para outro livro.

Crédito das imagens: Pedro Ernesto

O presidente da ABL, Merval Pereira, entre Edmar Figueiredo e Bosco Martins
Kika Gama Lobo prestigia o autor na Livraria da Travessa

Posts recentes

‘Ela é incrível’

Encontro entre Taís Araújo e a autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie abrirá a Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Ilustre presença

Anna Bella Geiger prestigia exposição com ideias para um mundo mais igualitário no Rio de Janeiro

‘Consegui fazer com leveza’

Flor Gil lança seu primeiro álbum e fala da sua criação, da relação com o Brasil e do caminho que a levou à música