“Sou uma incansável autodidata cuja origem intelectual, emocional sempre me chegou — e ainda me conduz — através da vivência inarredável de um ofício: o de atriz. Sou atriz”. Com essas palavras, Fernanda Montenegro, um dos grandes nomes das nossas artes dramáticas, iniciou seu discurso – ou “fala”, como ela prefere – de posse na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde, na noite desta sexta-feira (25), assumiu a cadeira de número 17.
– Acho que é um reconhecimento de um ofício que precisa ser respeitado. Tanto que não preparei um discurso, mas uma fala. Sou do teatro e nós, atores, lidamos com falas. Você pode ter uma fala, duas falas, 40 mil falas, mas são todas falas – declarou Fernanda ao NEW MAG antes de apresentar sua “fala”.
A cerimônia atraiu um número significativo de imortais, inclusive figuras raras em posses como o ex-presidente e acadêmico José Sarney. Colegas de ofício como o diretor Daniel Filho e os atores Arlete Salles, Tony Ramos e Ney Latorraca estiveram presentes assim como Áurea Martins, certamente a cantora preferida da nova imortal.
Fernanda lembrou nomes importantes na sua trajetória teatral, com especial destaque para o dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980):
– Meu primeiro trabalho no cinema devo a ele. “A falecida”, além de três novelas de TV: “A morta sem espelho”, “Tanto amor não é amor” e “O desconhecido”. Nelson Rodrigues é o cronista visceral do comportamento do povo brasileiro e um memorialista comparável a Pedro Nava.
O protocolo foi quebrado pela atriz e escritora Fernanda Torres, filha da nova imortal, que, a convite da acadêmica Nélida Piñon, foi ao púlpito ler um texto de Nélida para Fernandona.
A gratidão por ser aceita naquela casa pautou o discurso da nova acadêmica, que comparou os colegas de fardão a integrantes de um novo elenco:
– O mundo é um palco e todos nós, seres humanos, somos atores neste palco. Agradeço muito, com meu coração e a minha razão, por estar sendo aceita nesta casa, por este elenco protagonista, reverenciado, da nossa mais alta cultura que é a ABL.
Com a colaboração de Carlos Cruz, autor das fotos desta matéria.