Como reza o ditado, filho de peixe, peixinho é. No caso de Nizo Neto, ele é um peixão. Filho do grande Chico Anysio (1931-2012), ele seguiu os passos do pai comediante e foi além: tornou-se também mágico, mostrando que tem o DNA daqueles que vêm do circo, o berço de todas as artes.
Nizo volta, no início do ano, aos palcos do Rio de Janeiro, de onde está afastado há oito anos. E a volta se dará com ele vivendo alguém de carne e osso. Ele interpreta o psicanalista Augusto Cury no espetáculo “Nunca desista dos seus sonhos”, adaptado do livro de Cury pelo próprio autor, que dividiu a tarefa com Ingrid Zavarezzi. Com direção de Rogério Fabiano, a peça estreia é no dia 06 de janeiro, no Teatro Vanuci, Shopping da Gávea, Zona Sul da cidade.
– É um privilégio muito grande poder fazer esse personagem, ainda mais porque estou muito acostumado a fazer comédia, né? E esse personagem é um personagem sério, que mostra um lado diferente meu como ator – celebra Nizo, sem disfarçar o entusiasmo com o desafio.
Nizo encara o desafio, mas o humor não foi deixado de lado. No espetáculo, ele é também Breno, personagem fictício através do qual extravasa a veia cômica. Ele também divide a cena com Luiza Tomé, Mari Feil e Murilo Cunha.
Excursionando com a montagem pelo Brasil há um ano, o retorno do público tem sido muito positivo, tanto pelas redes sociais quanto após as apresentações. Para ele, a peça vai além do entretenimento e acaba tendo, para ele, também um papel terapêutico:
– O texto toca as pessoas e a gente que faz. Eu me identifico com muitas coisas, é muito terapêutico pra mim poder repetir esse texto toda noite. Teatro é a arte da repetição: a gente repete, repete, repete e aquilo vai, meio que até por osmose, entrando na cabeça da gente.. Está sendo muito gratificante, não só como ator, mas também pela mensagem que a peça passa.