O futuro é hoje

maio 23, 2024

Nomes relacionados às pautas ESG participam de fórum promovido pelo Instituto Yduqs no Rio de Janeiro

Com a presença de membros da comunidade acadêmica, de grandes organizações, lideranças e personalidades, o III Fórum ESG da Yduqs, realizado na última quarta-feira (22), no supercampus Estácio Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro, promoveu discussões sobre questões ambientais e sociais e reforçou também o compromisso do grupo educacional com a agenda ESG.

A programação foi dividida entre diversos espaços, formatos e painéis com o objetivo de oferecer experiências alinhadas aos interesses de cada participante. Houve desde debates sobre inclusão e diversidade, passando por questões climáticas, até discussões sobre o papel das empresas na promoção da sustentabilidade. O fórum foi um catalisador de ideias e ações para uma sociedade mais justa e sustentável. Para garantir que o conhecimento e os debates chegassem a um público ainda mais amplo, o evento foi transmitido pelo canal do grupo educacional no YouTube, e está disponível no link ForumEsG.

– O Fórum ESG é uma oportunidade de compartilhar com nossos alunos, colaboradores, fornecedores, parceiros, investidores e nossos stakeholders como nosso negócio também é um poderoso meio de transformação social. Estamos há 53 anos fazendo ESG, antes mesmo que a sigla existisse, pois nascemos provocando impacto positivo na periferia, abrindo as portas do ensino superior e transformando a vida de nossos alunos, que queriam estudar, mas não podiam deixar de trabalhar. E hoje atendemos a todos os perfis de estudantes, por meio das nossas 15 marcas de ensino. Tem ESG em tudo o que fazemos, e estamos construindo tudo com intencionalidade – celebrou Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Nos últimos anos, a Yduqs tem sido pioneira na abordagem de questões ESG na Educação, trilhando um caminho consistente rumo a práticas mais responsáveis e sustentáveis. Diante de diversas ações sustentáveis ligadas ao tópico, o grupo conquistou reconhecimento internacional. Recentemente, a Yduqs ganhou da MSCI a classificação “AA”, colocando-a entre as líderes globais em educação sustentável. Hoje, a companhia é a única empresa de educação superior no mundo a alcançar o status de líder ESG pela MSCI, destacando-se no cenário internacional.

O evento também marcou o lançamento do Movimento Educa 2030 da Rede Brasil do Pacto Global da ONU no Rio de Janeiro. A agenda tem como objetivo engajar as empresas a se comprometerem com metas ambiciosas para o avanço da educação no Brasil com foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em carreiras relacionadas à tecnologia e ciências exatas.

Para falar sobre o tema, a Yduqs, o Pacto Global da ONU e a Globo apresentaram o painel “Movimento Educa 2030 – Impulsionando a educação de qualidade no ambiente empresarial”, onde foi abordado o papel fundamental das empresas na promoção da educação no país para um mundo mais próspero e justo.

Uma das mesas mais impactantes foi o painel “Yduqs, Y20 e Globo apresentam: Mudanças do clima, racismo ambiental e educação”, que contou com as presenças de Yayenca Yllas Frachia, finalista do prêmio LED; Marcelo Rocha, fundador do Ayika e conselheiro diretor no Greenpeace Brasil, e Raull Santiago, membro do conselho jovem do Pacto Global da ONU e do Centro Brasileiro de Justiça Climática. A mediação foi feita pela jornalista Mariana Gross, da TV Globo.

Entre os participantes,  integrantes das Organizações Globo, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e do Instituto Ethos. Dentre os parceiros do grupo educacional em âmbitos como esporte e cultura, marcaram presença o Instituto Fernanda Keller, Clube de Regatas do Flamengo, e Nohs Somos, entre outros. Representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Comitê Rio G20 e do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimento de Ensino Superior do RJ (Semerj) também marcaram presença.

Crédito das imagens: Reginaldo Costa Teixeira

José Neto, Silvio Pessanha, Claudia Romano, Fernanda Keller e Thaíssa Carvalho
Claudia Romano (ao centro) com participantes e equipe do fórum
A jornalista Mariana Gross, da TV Globo
Luiz Fernando Coutinho, Thaissa Carvalho, Claudia Romano, Liège Monteiro e Fernanda Keller
José Neto, Silvio Pessanha e Claudia Romano
José Neto, Silvio Pessanha e Claudia Romano
Claudia Romano (ao centro) entre participantes do evento

Posts recentes

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país

‘Quero abrir portas’

Lia de Itamaracá, legítima difusora da ciranda no mundo, vai comandar a pasta da Cultura na ilha que traz no nome