Com a presença de membros da comunidade acadêmica, de grandes organizações, lideranças e personalidades, o III Fórum ESG da Yduqs, realizado na última quarta-feira (22), no supercampus Estácio Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro, promoveu discussões sobre questões ambientais e sociais e reforçou também o compromisso do grupo educacional com a agenda ESG.
A programação foi dividida entre diversos espaços, formatos e painéis com o objetivo de oferecer experiências alinhadas aos interesses de cada participante. Houve desde debates sobre inclusão e diversidade, passando por questões climáticas, até discussões sobre o papel das empresas na promoção da sustentabilidade. O fórum foi um catalisador de ideias e ações para uma sociedade mais justa e sustentável. Para garantir que o conhecimento e os debates chegassem a um público ainda mais amplo, o evento foi transmitido pelo canal do grupo educacional no YouTube, e está disponível no link ForumEsG.
– O Fórum ESG é uma oportunidade de compartilhar com nossos alunos, colaboradores, fornecedores, parceiros, investidores e nossos stakeholders como nosso negócio também é um poderoso meio de transformação social. Estamos há 53 anos fazendo ESG, antes mesmo que a sigla existisse, pois nascemos provocando impacto positivo na periferia, abrindo as portas do ensino superior e transformando a vida de nossos alunos, que queriam estudar, mas não podiam deixar de trabalhar. E hoje atendemos a todos os perfis de estudantes, por meio das nossas 15 marcas de ensino. Tem ESG em tudo o que fazemos, e estamos construindo tudo com intencionalidade – celebrou Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
Nos últimos anos, a Yduqs tem sido pioneira na abordagem de questões ESG na Educação, trilhando um caminho consistente rumo a práticas mais responsáveis e sustentáveis. Diante de diversas ações sustentáveis ligadas ao tópico, o grupo conquistou reconhecimento internacional. Recentemente, a Yduqs ganhou da MSCI a classificação “AA”, colocando-a entre as líderes globais em educação sustentável. Hoje, a companhia é a única empresa de educação superior no mundo a alcançar o status de líder ESG pela MSCI, destacando-se no cenário internacional.
O evento também marcou o lançamento do Movimento Educa 2030 da Rede Brasil do Pacto Global da ONU no Rio de Janeiro. A agenda tem como objetivo engajar as empresas a se comprometerem com metas ambiciosas para o avanço da educação no Brasil com foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em carreiras relacionadas à tecnologia e ciências exatas.
Para falar sobre o tema, a Yduqs, o Pacto Global da ONU e a Globo apresentaram o painel “Movimento Educa 2030 – Impulsionando a educação de qualidade no ambiente empresarial”, onde foi abordado o papel fundamental das empresas na promoção da educação no país para um mundo mais próspero e justo.
Uma das mesas mais impactantes foi o painel “Yduqs, Y20 e Globo apresentam: Mudanças do clima, racismo ambiental e educação”, que contou com as presenças de Yayenca Yllas Frachia, finalista do prêmio LED; Marcelo Rocha, fundador do Ayika e conselheiro diretor no Greenpeace Brasil, e Raull Santiago, membro do conselho jovem do Pacto Global da ONU e do Centro Brasileiro de Justiça Climática. A mediação foi feita pela jornalista Mariana Gross, da TV Globo.
Entre os participantes, integrantes das Organizações Globo, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e do Instituto Ethos. Dentre os parceiros do grupo educacional em âmbitos como esporte e cultura, marcaram presença o Instituto Fernanda Keller, Clube de Regatas do Flamengo, e Nohs Somos, entre outros. Representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Comitê Rio G20 e do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimento de Ensino Superior do RJ (Semerj) também marcaram presença.
Crédito das imagens: Reginaldo Costa Teixeira